Tuning é um assunto largamente comentado na internet, uma vez que a maioria dos usuários se contentam exclusivamente em executar o apt-get e nunca mais ajustar os arquivos de configuração, no entanto, é fato que precisamos melhorar o desempenho dos daemons que utilizamos, principalmente quando se trata de aplicações de clientes que exigem um pouco mais do que o DEFAULT oferece.
Para executar o script MySQLTuner-perl eu recomendo muito que o “mysql server” esteja ligado há mais de 1 semana, no mínimo. Para quem não sabe, quanto mais tempo o servidor estiver ligado, mais o script terá resultados conclusivos na análise do comportamento e uso do sistema de gerenciamento de banco de dados, assim, como exemplo básico, se você atingiu 100 usuários e o limite está em 110 usuários, o script fará um aviso de que 90% desta variável foi alcançada e que é interessante que se deixe, no mínimo, uma gordura de 30%, a fim de que não haja alcance do limite de conexões, bloqueando o funcionamento da aplicação.
Download: http://www.rodrigocalado.com.br/wp-content/uploads/major-MySQLTuner-perl-v1.3.0-7-g9341faf.zip.
Após executar o script e seguir os ajustes informados por ele, a sugestão também é instalar o mytop para acompanhamento diário do comportamento do seu sistema de gerenciamento de banco de dados:
[php]apt-get install mytop
mytop -u root -psenha[/php]