Bom, depois de mais de 15 anos utilizando o Linux, resolvi iniciar uma longa caminhada de estudo para as certificações LPI. É fato que temos de iniciar com a LPI-1 101, logo hoje vai uma pergunta simples a ser estudada para a prova:
– Suponha que você tenha uma aplicação cujo comportamento depende da variável de ambiente EMPRESA. Quais das seguintes linhas de comando pode ser usado em um shell bash para configurar a aplicação?
-
A. export $EMPRESA=RT7; echo $EMPRESA
-
B. set EMPRESA=RT7
-
C. EMPRESA=RT7 ; export EMPRESA
-
D. echo $EMPRESA=RT7
-
E. declare -x EMPRESA=RT7
-
F. echo EMPRESA=RT7
Eles costumam contextualizar na questão, pois perguntar simplesmente o que um comando faz não é diferencial pra ninguém. O importante é, além de saber o que cada comando faz, ter a habilidade de mesclar os comandos para uma determinada finalidade. E, como em todo lugar, ganham os mais criativos.
Para entendermos as respostas certas da questão acima, não devemos tão somente demonstrar os itens certos e explicá-los, mas também devemos compreender todos os comandos de todas as letras e saber explicar as erradas.
A letra A está errada porque quando queremos dar um novo conteúdo a uma variável não utilizamos o “$”, ou seja, para esta letra estar correta, ela deveria ser:
export EMPRESA=RT7;echo $EMPRESA.
A letra B está errada porque o SET vai declarar a variável localmente e precisamos que ela seja global para rodar a aplicação.
A letra C está certa porque inicialmente a variável EMPRESA recebeu o valor ‘RT7’ e, posteriormente, utilizou-se o EXPORT. O comando export faz com que a nova variável seja conhecida por todos os processos a partir deste shell.
A letra D está errada porque o comando ECHO exclusivamente apresenta um texto na tela de um terminal de computador.
A letra E também está certa porque o comando declare -x declara a variável e atribui conteúdo, assim a aplicação que necessita da variável EMPRESA configurada funcionará corretamente.
A letra F está errada pelo mesmo motivo da letra D.
Espero ter ajudado. Estou estudando para certificação e, ao mesmo tempo, “blogando”.