Olá,
Vamos supor que o seu site seja www.seusite.com.br e você possua mais de 1.000 urls referenciadas espalhadas em outros sites. Oportunamente surge a necessidade de você mudar o site para www.outrodominio.com.br, no entanto, você deseja manter as urls do domínio anterior “acessáveis”, mas quer forçar a nova url para que o usuário grave a nova url, além de demonstrar ao Google que o domínio foi migrado.
Neste caso, você vai utilizar os seguintes comandos no .htaccess:
[php]RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www\.seusite\.com.br
RewriteRule (.*) http://www.outrodominio.com.br/$1 [R=301,L][/php]
Quando se trata de um site pequeno, os códigos de redirecionamento não parecem ser tão importantes, porem, eles têm grande importância, principalmente quando estamos falando de um site importante, com ranking alto e peso nos links, entender o funcionamento dos códigos de redirecionamento é fundamental para a continuidade do site.
O 301 por exemplo (considerado mais importante dentre eles), serve para redirecionar uma página permanentemente, e não simplesmente redirecionar, ele funciona da seguinte maneira:
Quando o servidor recebe uma requisição para uma página que foi movida, ele retorna o resultado para o lado cliente que faz uma nova requisição ao servidor, que por sua vez devolve a nova página. Por que é importante proceder dessa maneira? Dessa maneira o ranking e todo peso adquirido pela página é mantido e passado para a nova.
O 302 serve para indicar que uma página foi movida temporariamente.
O 404 serve para remover páginas deletadas. Dessa maneira o crawler nunca indexa uma página com 404. Alguns SEO recomendam redirecionar velhos produtos, por exemplo, para uma página com produtos relacionados ao invés de um 404.
Por que não utilizar o JavaScript para fazer o redirecionamento? O redirecionamento utilizando JavaScript não é muito bem visto pelos motores de busca, isso porque durante muito tempo ele foi vastamente utilizado por spammers, e agora perdeu muito da credibilidade que possuía.
Att
Rodrigo Calado.